CÂMARA DE VEREADORES DE MARI ENCERRA O MÊS DE MARÇO COM HOMENAGENS À 22 MULHERES

Para abrir novos horizontes na busca da igualdade de gênero, a Câmara Municipal de Mari, Zona da Mata Paraibana promoveu na noite da última sexta-feira, dia 29, uma Sessão Solene em Homenagem às Mulheres. Durante a solenidade, 04 mulheres foram homenageadas com  condecorações aprovadas pela Câmara Municipal através de Decretos Legislativos e outras 15 com o título de Mulher Destaque, além de homenagens à três servidoras daquela casa Legislativa.  Elas foram escolhidas para simbolizar a luta, a conquista e a trajetória nesta escalada pela igualdade entre homens e mulheres. Na abertura da Sessão Solene, o Vereador Presidente, Alisson Cunha passou a condução dos trabalhos, para Vice-Presidente, vereadora Waleska Magalhães.

Convidada para proferir uma palestra sobre o feminicídio, a Drª Myriam Gadelha, advogada e militante do Movimento Feminista falou da importância de se denunciar toda e qualquer tipo de violência contra a mulher, seja ela física ou psicológica, inclusive relatou sua própria experiência, quando agredida por seu ex-namorado. “Nós enquanto mulheres temos que nos empoderar, e em qualquer tipo de agressão procurar sempre denunciar o agressor. Carrego comigo minha própria experiência. Na concepção de alguns homens a mulher é responsável pelo que eles chamam de ‘sagrado feminino’ que é o lar, qualquer comportamento que destoe disso gera conflito”, relatou.

Presentes, as representantes femininas do Legislativo Marienses, as vereadoras Waleska Magalhães, Vânia de Zú, Neta do Sindicato e Marilene Rufino, em seus discursos destacaram um pouco da rotina, da violência, da luta por mais espaço e igualdade, para que ao lado dos homens possam transformar o mundo em um lugar melhor para se viver. Já o presidente, vereador Alisson Cunha destacou a história e a importância da vida de cada uma das homenageadas.

O Prefeito Antonio Gomes aproveitou o momento e sancionou  a Lei que Cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e salientou que as mulheres em geral devem ser parabenizadas sempre, porque realmente, ocupam menos espaço em vários setores, porém em Mari é diferente. “Temos uma Juiza, uma Promotora de Justiça, uma Vice-Prefeita, seis vereadoras, uma secretária de Educação e uma secretária de Finanças, apenas para mostrar a importância da presença feminina em vários segmentos sociais do nosso município. Não poderia encerrar minha fala, sem antes parabenizar as vereadoras organizadoras deste importante evento”, concluiu.

Ao parabenizar às homenageadas da noite, a Vice-Prefeita, Karina Melo destacou que a mulher não deve ser vista como alvo de caça, não pode aceitar qualquer tipo de violência,  e que é preciso denunciar. “Temos a lei Maria da Penha que foi uma grande conquista no combate à violência. Então, é importante buscar combater esse mal que tem crescido e atingindo muitas mulheres”, disse ela,

Além das vereadoras estiveram presentes a solenidade os vereadores, Loi da Saúde e José Martins, e contou também com as presenças da Primeira Dama, Rosineide Cunha; da Secretária de Educação, Rosemagna Cunha; da Secretária de Finanças, Alline Melo; do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Severino Ramo, dos Gerentes de várias secretarias municipais, funcionários públicos e um considerável número da população feminina, que lotou as dependências da Câmara Municipal.

Ao final Foram distribuídos vários brindes e os presentes participaram de um coffee Break.

HOMENAGEADAS

Medalha de Honra ao Mérito

– Professoras:,

Elizangela Braz de Oliveira