
A Câmara Municipal de Marí, localizada na zona da Mata paraibana, assinou um termo de acordo de cooperação técnica com o Senado Federal para implantação do sistema de gestão informatizada do processo legislativo.
O Acordo foi assinado no dia 13 de março deste ano pelo presidente do legislativo mariense, Willame de Lima Mendonça, mais conhecido por “Betinho Baltazar.” Betinho foi eleito recentemente para presidir a Câmara Municipal durante o biênio 2023-2024, e promete revolucionar o funcionamento da casa.
Segundo Betinho, o acordo possibilitará o uso do software denominado Interlegis, que oferece ferramentas que facilitam os processos internos, trâmites e protocolos online, possibilitando o gerenciamento dinâmico de pareceres jurídicos e das comissões, atas e automatização de procedimentos usuais do legislativo.
“Esse mecanismo que pretendemos implantar irá possibilitar o acesso remoto por parte dos vereadores a documentos cadastrados na base de dados do poder legislativo, além da automatização para a realização de audiências públicas presenciais e online, bem como, a votação eletrônica de matérias,” destacou o presidente.
O presidente disse ainda que, com o acordo de cooperação, a Câmara deverá economizar no quantitativo do uso do papel, além de oferecer cursos de capacitação aos servidores e vereadores com a qualidade do Programa Interlegis do Senado Federal, garantindo dessa forma a excelência dos serviços prestados pelo legislativo.