Vereadores participam de reunião para discutir abertura do abatedouro regional

Na tarde desta quarta-feira (25), no plenário da Câmara Municipal de Mari-PB, o presidente da Câmara, Willame de Lima Mendonça, e os vereadores Arlinda Meireles e Paulo Castor participarem de importante reunião que discutiu estratégias para a abertura do abatedouro regional e resolver em definitivo a problemáticas do abate dos animais em diversos municípios da região.

A reunião, coordenada pelo secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), Joaquim Hugo, contou com as presenças do prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo, da prefeita de Alagoinha, Maria de Zé Roberto, da vice-prefeita de Mari, Lucinha da Saúde, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari, Severino Ramo, secretários de Agricultura de diversos municípios e vereadores de outros municípios.

O encontro teve como objetivo discutir e encaminhar saídas urgentes para colocar em operação o abatedouro regional, localizado em Mari, que foi construído pelo Governo do Estado, mas está inativo, enquanto vários municípios estão com matadouros interditados ou permitindo o abate clandestino.

O secretário da SEDAP, Joaquim Hugo, e sua equipe técnica apresentaram a sugestão de viabilizar uma concessão pública, entregando o equipamento para a iniciativa privada operar e absorver a demanda de abate animal de 14 municípios: Alagoinha, Alagoa Grande, Araçagi, Caldas Brandão, Cuitegi, Guarabira, Gurinhém, Itapororoca, Mari, Mulungu, Pirpirituba, Riachão do Poço, Sapé e Sobrado.

Hugo argumentou que a ideia inicial seria entregar a operação para algum município ou o próprio Estado assumir, mas em razão da urgência ficou estabelecido que a iniciativa privada, atendendo aos pré-requisitos que serão definidos, e com a fiscalização necessário, será possível operar em tempo hábil para revolver o problema.

Foi encaminhada a proposta de abertura de edital para concessão. Os detalhes começaram a ser definidos hoje e serão ampliados em nova reunião que ocorrerá no dia 7 de novembro, na sede da SEDAP, em João Pessoa, com presenças de todos os prefeitos e Ministério Público. O terceiro o último encontro, antes do lançamento do edital, ocorrerá no dia 21 de novembro, em uma audiência pública, que será realizada em Mari.